Nas últimas semanas, agora durante essa quarentena, eu tenho visto uma quantidade enorme de pessoas compartilhando e curtindo uns memes nada positivos sobre planners, no estilo desses que estão aqui embaixo:


Ok, eu sei o que é um meme e eu sei que a gente não precisa levar um meme a sério. 😂 Mas a coisa foi ficando preocupante pra mim quando eu vi que, de verdade, muitas das pessoas que compartilhavam e curtiam esses posts estavam com dificuldade pra usar os seus planners e que algumas estavam até encarando o investimento neles como um desperdício.

Eu não posso deixar isso acontecer!!! Mesmo. Virou meio que uma missão pra mim, fazer com as pessoas entendam que não é por que elas estão de quarentena que o planner tem que ficar em branco. Não é por que elas estão isoladas que a vida parou.


Por isso, eu resolvi fazer minha parte na conscientização das planneristas por aí, falando sobre esse assunto no @misspaperplans e, agora, aqui no blog também. No post de hoje, por exemplo, eu listei uma série de usos pra cada quadradinho, de cada dia, de cada planner que foi comprado com a intenção de organizar a rotina de sua dona.

Planner preenchido, cabeça no lugar

Eu realmente acredito que um planner pode ser, além de um adereço bonitinho e fofo, uma ferramenta pra ajudar a gente a chegar mais perto da vida dos nossos sonhos.

E, ainda que a rotina que a gente conhece tenha saído um pouco do lugar, que o dia a dia esteja diferente, que a gente esteja totalmente fora da nossa zona de conforto… Você e eu continuamos tendo muita coisa pra fazer – e muito no que pensar, em relação ao nosso futuro também!

Sentar pra planejar e organizar todas essas coisas faz com que a gente experimente uma maior sensação de controle sobre os acontecimentos, que, por sua vez, ajuda a manter a nossa mente sã em meio à todo o resto que não temos como controlar. 🙂

Não precisa levar só a minha palavra em consideração não, ta? Se você quiser – e eu recomendo muuito que você faça isso -, ouça esse episódio aqui do NerdCast, sobre saúde mental em tempos de quarentena. Lá os psicólogos também falam da importância e de quais são os benefícios de se estabelecer rotinas. 💛

Agora, sem mais delongas, dá uma olhada em todas as coisas que você pode anotar no seu planner (ou na sua agenda, ou no seu caderno) durante esse período de isolamento social e quarentena:

Minhas sugestões pra você!

  • Como você está se sentindo? Que tal fazer do seu planner um diário pra guardar as memórias dessa época? Ou simplesmente pra desabafar? Tirar as coisas da cabeça e passar pro mundo externo é terapêutico.
  • O que você quer fazer depois que tudo isso passar? Casar? Viajar? Visitar a família que mora longe? Faça planos pro futuro!
  • O que você pode aprender, ou já está aprendendo, agora que tem mais tempo livre?
  • O que você sempre quis fazer e nunca fez “porque não tinha tempo”?
  • Quais hábitos você está cultivando atualmente? (Anote quantos copos d’água você toma; quantas vezes por semana você se exercita em casa; quais são os seus dias de estudo…)
  • Quais cuidados você está tendo consigo mesma? Você tem se permitido relaxar? Sentar pra ler um livro legal? Tomar um chá (ou café, no meu caso)? Fazer uma esfoliação na sua pele? Pois faça. 🙂
  • Quais tem sido os seus momentos – reais – de tempo livre? Se permita não fazer nada também. De vez em quando.
  • Quais músicas você tem ouvido? Quais podcasts? Ponha esses nomes no papel.
  • Quais filmes e séries você tem assistido? (Eu maratonei Toy Boy, e Felipe – um pouco mais apocalíptico que eu – ta assistindo Guerra Mundial Z pela enésima vez.)
  • Quais são as pequenas vitórias que você tem tido todo dia? Seu marido fez café pra você? Subiu de nível no seu jogo favorito? Acordou num good hair day?
  • Quais são suas pequenas tarefas do dia a dia? Molhar as prantinhas? Lavar a louça? Hidratar e secar o cabelo? Dar banho no seu pet? Por que não escrever essas coisas? Eu escrevo, seja na quarentena ou fora dela. 😂 Tudo isso faz parte da vida, e continua acontecendo, com ou sem isolamento.
  • Quais são aquelas bagunças, que eu sei que você tem, e que você nunca teve coragem de organizar? São seus documentos? Suas fotos? Os arquivos no seu computador? Que tal usar esse tempo pra por tudo em ordem?
  • Quem são as pessoas pra quem você pode mandar uma mensagem e com quem você gostaria de fazer uma chamada de vídeo?
  • De que forma você pode contribuir agora com as pessoas que estão mais vulneráveis que você? Fazendo compras pros seus vizinhos idosos? Oferecendo um serviço gratuito? Criando conteúdo? Continuando a pagar pelos serviços não essenciais que você costuma consumir? Planeje (e faça!) isso.
use seu planner na quarentena | miss paper

Escrever pra melhorar

Tudo isso que eu citei é válido e útil pra qualquer pessoa que queira se manter organizada, mas pode ser especialmente importante pra quem sofre com alterações de humor e sintomas de ansiedade, causados por tudo que envolve a pandemia.

No podcast que eu te indiquei lá em cima, o André Souza e a Ana Arantes falam não só sobre as rotinas, mas também sobre como o ato de escrever facilita a nossa compreensão sobre os nossos sentimentos, e como essa compreensão, por sua vez, torna mais fácil que a gente se afaste dos gatilhos desses sintomas.

Ou seja: um pedaço de papel e uma caneta podem fazer muito por você. Não subestime o seu poder e não deixe seu investimento no planner 2020 ser desperdiçado. Estou aqui pra te ajudar nessa missão! 🖐🏻

Por último, queria te deixar mais uma sugestão, caso você realmente opte por refletir e escrever sobre os seus pensamentos. Que tal entender o que toda essa situação causada pela pandemia tem ensinado pra você? O que te parece mais relevante agora que você está passando por isso?

Pra mim, tem ficado muito evidente a importância da família e de cada um fazer sua parte pra ajudar quem está numa situação de vulnerabilidade maior. E eu acredito que, com tudo o que estamos experimentando e tudo o que estamos aprendendo juntos, todo mundo pode sair dessa um pouco mais forte! Concorda? 💛


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