Semana passada o tema da nossa conversa aqui no blog foi metas – mais especificamente sobre estabelecer uma única meta como prioridade. Hoje, como nossos assuntos favoritos são papelaria, planejamento e crescimento pessoal, quero te mostrar como juntar todas essas coisas em uma só! Decidi usar meu Daily Satélite de 2020 para organizar a minha meta, e quero te mostrar como você pode fazer o mesmo.

Antes de começar, um disclaimer: caso você ainda não conheça, o caderninho satélite é parte do Daily Planner da Paperview Papelaria. Por conta do design interno, muita gente recebe o caderno e fica sem saber como preencher as páginas e como usá-lo da melhor maneira. Eu mesma estou no meu quinto satélite e alguns deles estão praticamente em branco. 😂

Daily Satélite Paperview: Metas | Miss Paper | Karina Matos

Como eu cansei de deixar meus caderninhos guardados com pouco ou nenhum uso – estou numa fase de atribuir utilidade para tudo -, resolvi unir o útil ao agradável esse ano. E como muita gente me pede sugestões, estou compartilhando aqui no blog como forma de inspiração para outras clientes da marca. <3

Agora, se você não tem nenhum satélite para adaptar, fica tranquila e pode continuar acompanhando as dicas do post também: fiz um template para download, seguindo toda a estrutura que vou mostrar aqui. Se cadastrando na nossa newsletter você pode baixar e preencher como quiser. 💕 (Se já estiver cadastrada, dá uma olhada na sua caixa de emails!) Vamos lá?

O QUÊ

Na página inicial do satélite, eu escrevi qual é a minha meta. Se você leu o post anterior, sabe o que é: atingir R$ 100 mil de faturamento com a minha empresa. Ando repetindo esse goal, por escrito e em voz alta, a torto e a direito haha. Eu acredito que quanto mais a gente se cerca dos nossos objetivos, mais fácil fica acreditar que vamos realizar, e mais impelidas a trabalhar para isso a gente se sente. Visualizar → acreditar → agir. 🙂

Daily Satélite Paperview: Metas | Miss Paper | Karina Matos

POR QUE

Na próxima página – que seria correspondente ao mês de janeiro -, escrevi por que escolhi essa como a minha meta. Anotei a lápis todos os motivos pelos quais quero me agarrar a esse objetivo e por que ele é tão importante para mim: quero manter minha independência financeira, poder continuar trabalhando com o que eu mais gosto, ter flexibilidade e liberdade. Lembrar esse tipo de coisa me ajuda a manter a motivação todos os dias.

COMO

Na página seguinte, anotei como pretendo atingir minha meta. Ou seja, que tipo de produtos e serviços vou criar e oferecer para ter o retorno financeiro que eu espero, quanto posso cobrar e quanto será preciso vender. Aqui eu fiz um esboço (que vou aperfeiçoar) bem específico mesmo, com produtos e valores; e fiz uma espécie de rastreador: para cada R$ 1.000 atingidos, um quadradinho pintado.

Daily Satélite Paperview: Metas | Miss Paper | Karina Matos
Se a sua meta parece grande demais, experimente quebrá-la em vários pedacinhos minúsculos e comemorar cada um deles!

TAREFAS

Aqui, na próxima página, as coisas ficam ainda mais específicas: é onde entram todas as pequenas tarefas que serão necessárias para atingir o como. Ou seja, estou usando essa parte para esclarecer quais são os passinhos que preciso dar para criar meus produtos e serviços. E não são poucos. 😂 Para simplificar as coisas, faço esboços no satélite e distribuo as tarefas diretamente nos planners e no meu caderno principal (sim, eu me organizo com 2 planners e 1 caderno).

80/20

A essa altura você já deve ter percebido como as coisas vão afunilando, com o passar das páginas, né? É como se o esquema da meta fosse um triângulo invertido: começa largo e amplo, e termina fininho e específico. Aqui nessa parte, que eu chamo de 80/20 – por conta do Princípio de Pareto -, eu dou uma olhada nas tarefas da minha lista e encontro aquelas que tem mais importância a cada momento. Por importância, você pode entender retorno.

UNO

Essa parte, apesar de ter seu próprio espaço no satélite, também acaba ficando mais eficiente no planner ou no meu caderno principal. Uma vez definidas as atividades com maior retorno, eu encontro, a cada dia, a tarefa que chamo de uno: aquilo que posso fazer para me deixar mais perto da minha meta agora. Mesmo fazendo esse planejamento no planner, eu mantenho essa página no satélite para fazer rascunhos e para que o meu esquema continue claro na minha cabeça.

Daily Satélite Paperview: Metas | Miss Paper | Karina Matos

MOODBOARD

A parte que eu mais gosto: colagens, desenhos e sentimentos que inspiram a minha meta! Deixei algumas páginas do meu satélite livres para reunir algumas dessas inspirações. Estou juntando tudo o que me lembra por que eu quero/preciso concluir essa meta, mais ou menos como naquela parte inicial – a do por que -, mas agora em forma de imagens. O Pinterest também é um ótimo lugar para fazer isso, em paralelo ao satélite!

CONQUISTAS

Página para escrever todos os meus milestones – os eventos marcantes que estão acontecendo enquanto estou perseguindo meu sonho. Hoje mesmo escrevi um: fechei uma parceria para a versão 2.0 do meu curso, com uma profissional que eu admiro para caramba! Listar minhas conquistas me faz sentir mais perto e mais capaz de realizar minha meta. 💛

DEADLINE

Por fim, mais um cantinho para escrever: dessa vez, sobre como vou me sentir ao final de tudo isso. Essa parte funciona como uma espécie de exercício de visualização, onde penso na pessoa que serei quando o prazo tiver terminado e eu tiver alcançado tudo aquilo que me propus. Como vou me enxergar? Como outras pessoas vão me enxergar, e de que forma vou ter contribuído com a vida delas? Quais dos meus outros sonhos vão ficar mais perto de mim quando eu tiver finalizado essa etapa?

Daily Satélite Paperview: Metas | Miss Paper | Karina Matos

FAÇA O SEU TAMBÉM

E é basicamente assim que tenho usado meu satélite! Como eu já falei várias vezes, resolvi me cercar completamente da minha meta, inserindo-a no meu dia a dia de diversas formas. Isso inclui escrever e falar a respeito; estudar para mudar a minha relação com dinheiro; aprender a trabalhar de forma mais consistente e eficiente, sempre mantendo o meu goal em mente… Até pingente em forma de dólar eu comprei para a minha pulseira! Todo dia minha meta fica aqui comigo, no meu pulso.

Esse foi o método que encontrei para realizar meus sonhos, e eu super recomendo que você o experimente no seu dia a dia, para realizar os seus também. Fica aqui mais uma vez o lembrete: com ou sem satélite, se quiser receber o template que eu criei para você, basta se cadastrar na nossa biblioteca. E se usar as dicas do post, não esquece de me marcar no @misspaperplans para eu poder ver e repostar o seu planejamento! ✨