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Como usar o Asana: primeiros passos

De volta ao blog depois de um tempão, pra te mostrar como estou me organizando no Asana, em conjunto com o planner! Pensei em fazer uma série de pequenos posts pra explicar o funcionamento do Asana e a lógica que uso pra inserir minhas informações lá, começando pelo basicão.

ESPAÇOS DE TRABALHO

No meu caso, a primeira coisa que eu fiz foi escolher um “perfil” pra ser meu principal. Esses perfis são, mais especificamente, os espaços de trabalho com os quais vamos lidar.

Exemplo pra ficar fácil de entender:

Se você trabalha como funcionária na Empresa Azul, e abriu sua própria loja de maquiagem, a Loja Vermelha, pode manter dois espaços de trabalho distintos: um com seus colegas da Empresa Azul; e outro com o pessoal da Loja Vermelha.

Dessa forma, um grupo não tem acesso às informações do outro, e você continua controlando tudo através de uma única conta, gerenciada pelo seu email.

Como não tenho mais necessidade de gerenciar várias empresas e projetos “diferentes”, optei por usar um espaço só (o Projetos Felipe e Karina) pra tudo, porque assim não preciso ficar alternando os perfis toda hora. Mas você pode ter quantos quiser. 🙂

ORGANIZAÇÕES

Algo que não está presente aqui nos meus prints são as organizações, um outro recurso do Asana. Quando você cria uma conta com um email comum (@gmail.com, @hotmail.com), ela vai ser como a minha, com espaços de trabalho.

Mas quando você cria uma conta com email comercial (@misspaper.com.br), ela vai abrir uma organização pra você: um esquema que conecta todo mundo que usa o Asana com aquele mesmo domínio num lugar só.

Dentro de uma organização, você e todo mundo que usa aquele final de email podem se dividir em times e trabalhar juntos em projetos e tarefas.

Como não é exatamente o que esquema que estou usando, não vou me aprofundar tanto nisso, mas achei legal você conhecer essa diferenciação porque pode ela pode acontecer no seu cadastro.

PROJETOS

Uma vez dentro do seu espaço de trabalho ou organização, você pode começar a criar seus projetos! 🤩 É lá que você vai incluir todas as tarefas e informações que precisa organizar.

Pra atender o que eu preciso, escolhi criar os seguintes projetos pra mim:

  • Rotina Karina (com alguns rituais que quero inserir e repetir no dia a dia)
  • iRocket – internet marketing (lugar onde compartilho com o Felipe todas as minhas tarefas de trabalho, e informações sobre clientes e projetos em andamento)
  • Financeiro (onde Felipe e eu cuidamos das nossas finanças)
  • Miss Paper (criado pra gerenciar o conteúdo e a adm da minha empresa – estou migrando a MP pra dentro da iRocket, como se fosse um cliente, mas talvez isso mereça um post à parte)
  • Info sobre Anúncios (local que serve pra nós dois concentrarmos todo o nosso estudo sobre tráfego e anúncios online)
  • Casa (pra mercado, tarefas domésticas, etc)
  • Ideias (uma “caixa de entrada” pro que vier na cabeça)

Tentei algumas outras divisões, mas essa foi a que mais se encaixou na minha rotina atual. E também amei a estilização da lista, com cada projeto de uma cor, cada um com um ícone, com os emojis diferentes… Achei tão lindinho, dá até mais gosto de usar pra trabalhar! 🤩

CONCLUSÃO

Assim como com os espaços de trabalho, você é livre pra criar quantos projetos quiser, de acordo com o que precisa.

Mas a gente continua falando sobre isso num próximo post, ok? Dessa forma, consigo explicar com mais detalhes pra que serve cada função do Asana e como tirar o máximo de proveito dessa plataforma.

Prometo não demorar tanto pra atualizar o blog novamente! haha Algumas pessoas mandaram DM e deixaram comentários no meu Instagram nos últimos dias, falando que tinham lido os posts recentemente, e isso me motivou a escrever mais.

Nos vemos aqui de novo em breve então, com mais dicas de como se organizar usando o Asana! 💛

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Apaixonada por planners, por cachorros fofos e por liberdade. Acredito que toda mulher merece uma vida independente; e que somente com planejamento, organização e produtividade é possível para conquistar isso. Saiba mais aqui.

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