Eu venho usando o Happy Planner da Me And My Big Ideas desde julho de 2017, e resolvi fazer uma resenha dele para ajudar possíveis indecisas! Esse é meu primeiro ano com o planner da MAMBI, então essas são as minhas primeiras impressões, ok?

Happy Planner | Miss Paper | Karina Matos

PRÓS

Quero começar falando sobre o que o Happy Planner tem de melhor, então já vou elogiar o papel logo de cara! A gramatura é muito boa (não posso afirmar, mas creio que seja 120g) e as Stabilo não transferem pro outro lado, mesmo as escuras – e nem quando passo Stabilo Boss por cima!

Esse é um dos maiores pontos positivos do HP, principalmente por conseguir combinar uma boa gramatura do papel com o baixo custo do planner – mas vamos falar mais disso daqui a pouco.

Outra característica positiva é o sistema de encadernação arc, que nada mais são do que discos removíveis. Eles permitem que a gente tire e acrescente folhas e inserts no planner sem danificar. O meu HP, por exemplo, vai de julho/2017 até dezembro/2018, então posso remover alguns meses que já usei, ou último semestre de 2018, por exemplo.

Essa é uma característica que dá bastante liberdade, diferente dos planners em espiral! A MAMBI também disponibiliza para venda um furador com as especificações das folhas do Happy Planner, para quem quiser fazer os próprios inserts para acrescentar nos discos.

Discos ARC | Miss Paper | Karina Matos
As folhas ficam bem seguras e não “caem” dos discos
Discos ARC | Miss Paper | Karina Matos
E, para quem procura outras opções com discos, existem: o Caderno ARC da Staples; o Caderno Inteligente; e o planner de discos da LugardiPapel

MAIS QUALIDADES

Outra vantagem do Happy Planner é o preço, que geralmente fica entre R$ 100 e R$ 210, dependendo de onde você escolher comprar. É bem abaixo da média dos planners mais famosos com a mesma qualidade, e inclusive mais barato que muitos nacionais.

Você pode escolher entre uma infinidade de opções de layout e design, e ao longo do ano a MAMBI lança mais opções, entre planners datados e não-datados; de diferentes tamanhos (tem pequeno, médio e grande); mensais e diários; verticais e horizontais.

Tem realmente bastante variedade! Como você pode ver nas fotos, meu escolhido foi o Marble Rose Gold 2017/2018, e eu me surpreendi com a lindeza dele quando chegou. <3 É bem delicado e elegante.

Divisória Planner | Miss Paper | Karina Matos
Algumas divisórias tem acabamento com foil rose gold
Algumas divisórias tem acabamento com foil rose gold
Divisória planner | Miss Paper | Karina Matos

CONTRAS

Voltando à possibilidade que o Happy Planner oferece de acrescentar inserts, por conta do sistema arc, quero fazer algumas observações. A MAMBI disponibiliza vários módulos como “fé”, “fitness”, “receitas”; e várias coleções temáticas, com adesivos e acessórios combinando com cada planner, que a gente pode comprar e incorporar ao que já temos.

A ideia é muito boa, porém o preço final vai lá nas alturas se acrescentamos tudo! Isso meio que anula uma das vantagens do Happy Planner, que é justamente a de ter um valor mais acessível, se comparado com outras marcas parecidas.

Eu sinto bastante falta de ter mais espaço para escrever no HP, por exemplo, e teria que gastar mais dinheiro comprando (ou fazendo) folhas separadas para ter esse espaço.

O único insert que já vem nele (pelo menos no modelo que escolhi) é uma página com uma espécie de feedback pra cada mês, com espaço pra aniversários/datas e anotações de coisas importantes.

Página de feedback do mês | Miss Paper | Karina Matos
Nessa página eu faço mais anotações sobre a minha vida pessoal!

Estou usando esse planner quase que exclusivamente para o trabalho, então to aproveitando que ele vem bem seco e colando só um ou outro adesivo funcional no dia-a-dia. Mas confesso que sinto muita falta de ter acessórios à mão. É a primeira vez que estou usando um planner com tanta “sobriedade”, e ainda estou em fase de adaptação haha.

Visão mensal com alguns adesivos funcionais
Visão mensal com alguns adesivos funcionais
Visão semanal na vertical
Visão semanal na vertical
Meu primeiro planner ~quase~ sem frufrus
Meu primeiro planner ~quase~ sem frufrus

VALE A PENA?

Em resumo, o Happy Planner não vem com nenhum acessório, não vem com adesivos nem folhas em branco/pautadas e não tem módulos pré-preenchidos. Ele também não é personalizável com nomes, como o Life Planner da Erin Condren e o Daily Planner da Paperview, por exemplo.

É muito lindo e de uma qualidade muito boa, sem dúvidas! Mas, para mim, deixa a desejar quando se trata de um planner “completo”. Eu acho que sou do time que prefere comprar tudo de uma vez, sabe? Um planner que já venha com acessórios e espaços pra preencher.

Numa batalha entre um Happy Planner, um Erin Condren e um Paperview, eu fico com os dois últimos. Mas acho que o HP pode ser uma ótima opção para quem gosta de customizar o planner do seu jeito, remover e acrescentar itens e acessórios diferentes.

Happy Planner | Miss Paper | Karina Matos
Happy Planner | Miss Paper | Karina Matos
Divisórias planner | Miss Paper | Karina Matos

Ainda estou na dúvida se vou comprar outros Happy Planners para os próximos anos… Mas é provável que sim. Se eu me render e comprar os acessórios que são vendidos separadamente, acho que a brincadeira com ele vai ficar mais legal haha.

Espero que gostem da resenha e, caso tenham alguma dúvida, posso responder nos comentários! Ah, e para quem quiser participar do grupo Planners & Papelaria no Facebook, é só clicar no link. Estamos sempre compartilhando dicas e trocando ideias sobre essas nossas paixões!


Esse post foi originalmente publicado em karinamatos.blog.br, dia 15 de janeiro de 2018!